Substituição

Sanep troca dez mil hidrômetros em quatro meses

Medida busca reduzir vazamentos e obter maior controle na distribuição de água no município

Infocenter -

Entre janeiro e abril de 2019, 10.472 hidrômetros foram substituídos na cidade. A ação integra o Programa de Controle de Perdas Comerciais em Pelotas e é custeada pela autarquia. Nesses quatro primeiros meses do ano foram atendidos os bairros Centro, Fragata, Areal, Praia do Laranjal, São Gonçalo e Três Vendas. Mas, todas as regiões serão contempladas. Além da troca, também é realizada a colocação do aparelho nas casas que ainda não possuem. Na primeira quinzena de maio, o trabalho se concentra na região central, no bairro Colina do Sol.

A ação consiste em diminuir o índice de perdas, com redução de vazamentos, de ligações irregulares e obter maior controle na distribuição de água no município. Desde a alteração da Lei Municipal n° 6.404/2016, a cobrança da água passou a ser realizada pelo consumo medido, e não mais por área construída, tornando os hidrômetros fundamentais ao processo. "O nosso objetivo com as trocas é renovar os hidrômetros em uso na cidade e combater as perdas para garantir, assim, o abastecimento efetivo à população", afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

É preciso estar acessível
Outra atividade desenvolvida pelo Sanep diz respeito à acessibilidade do hidrômetro nas residências. Com frequência, as equipes enfrentam dificuldades tanto para acessar, remover ou fazer manutenção, quanto para verificar o consumo. Alguns aparelhos se encontram em péssimo estado de conservação, muitos são enterrados e em dias de chuva, por exemplo, a água, folhas de árvores e o barro acumulam, impossibilitam o serviço e colocam em risco o bom funcionamento do aparelho.

Quando o servidor do Sanep não consegue ter acesso ao hidrômetro, o valor da conta é cobrado por média de consumo. Nestes casos, as variações serão calculadas a partir de uma nova verificação. "Por isso existem alguns casos em que o morador paga durante alguns meses um valor básico e na sequência, em que é feita a leitura, o valor da conta aumenta. Solicitamos a ajuda da população, pois é de extrema importância que o hidrômetro seja instalado em local acessível e permaneça bem conservado", destaca o gestor.

Para verificar como o aparelho deve ser colocado, basta o morador procurar o Sanep na rua Felix da Cunha, 653, das 9h às 18h30min, e abrir um requerimento para "Mudança do local do cavalete".

Recadastramento de casa em casa
Como forma de atualizar o sistema interno e renovar os dados cadastrais da população, o Sanep está recadastrando dados. Equipes se dividem nos bairros e, de porta em porta, conversam com os moradores para atualizar os cadastros. A ação possibilita a compreensão, por parte da autarquia, de o que precisa ser modificado em seu sistema para qualificar o serviço prestado.

Os agentes de coleta, como se identificam, estão equipados com uniforme, crachá com foto e RG, tablet para registro dos dados, e se deslocam nos bairros em veículos brancos identificados com a marca do Sanep. Em caso de dúvidas, a autarquia orienta a população a ligar para o 115. Os atendentes têm uma listagem com nome e RG das equipes.

 

 

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